Rua Dr. Pelágio Lobo, 142, Sala 07, Guanabara, Campinas/SP 19 99920-3455

News Details

  • Home
  • Tristeza de Fim de Ano: o que causa o desânimo que sentimos?
16 de dezembro de 2022 Global Project 0 Comentários

Tristeza de Fim de Ano: o que causa o desânimo que sentimos?

Você já sentiu alguma vez uma sensação de angústia ou desânimo quando um ano se aproxima do fim? Esse sentimento, que iremos abordar como Tristeza de Fim de Ano, é mais comum do que você imagina.

Continue lendo este artigo e descubra os motivos que fazem com que essa tristeza se manifeste. Após apontar suas causas, iremos discutir também as melhores maneiras para aprender a lidar com essa tendência.

Por que algumas pessoas ficam mais tristes nessa época?

No campo da psicologia, todo tipo de generalização precisa ser feita com cautela. Afinal, cada indivíduo passa por situações únicas que afetam suas vidas de diferentes formas.

Entretanto, todos nós passamos por sazonalidades e acontecimentos que são comuns a todos e, por isso, somos capazes de traçar tendências de comportamento que podem ser observadas em uma boa parcela da sociedade.

Um desses momentos é o período de fim de ano, que vem acompanhado de festividades, encontros familiares e outras tradições. Entretanto, acima de tudo, também é um momento que representa um fim de ciclo em nossas vidas.

Nesse sentido, apesar de ser um período de comemorações, não é nada incomum se sentir mais emotivo durante essa época do ano, gerando tristezas, desânimo ou até mesmo sofrimento.

Dessa forma, muitos associam o período de fim de ano como um momento de estresse e de rememoração, desencadeados por alguns dos fatores que iremos discutir a seguir.

As principais causas da Tristeza de Fim de Ano

No período de festas, um filme passa em nossas cabeças, relembrando todas as conquistas do ano, metas não alcançadas, alegrias, traumas e muito mais.

Assim, quando a balança desses acontecimentos pende para um lado mais negativo, é natural que isso nos deprima. Entretanto, nossas crenças, certas vezes irracionais, tendem a desestabilizar essa balança, nos impedindo de focar nas partes boas das nossas vivências e causando um sofrimento desmedido.

Para entender o que estamos querendo dizer, selecionamos algumas causas da Tristeza de Fim de Ano que abordaremos com mais profundidade.

Idealização do período

Basta assistir qualquer comercial durante o fim do ano para termos uma noção de como as empresas idealizam este período,

Dessa forma, torna-se difícil gerenciar as expectativas e alinhá-las com a realidade. A obrigação de reproduzir sucessos de outros anos ou manter objetivos que você havia proposto no fim do ano anterior só geram uma autocobrança insustentável, que é justamente nosso próximo tópico.

Autocobrança

O fim do ano é um momento extremamente propício para a reflexão sobre metas de vida e comparações com outras pessoas.

Quando nos sentimos abaixo do nível que estabelecemos para nós mesmos, o surgimento da sensação de fracasso é inevitável. 

Entretanto, muitas vezes essa cobrança passa a ser excessiva, nos impedindo de olhar para trás e ver que o quanto evoluímos já é digno de reconhecimento.

O luto no fim de ano

O período de fim de ano também pode trazer à tona diversas outras questões que afetam o nosso comportamento. Uma delas é a experiência do luto, seja ele recente ou até mesmo de anos anteriores.

A sensação da falta de pessoas queridas implica diretamente nessa busca pela rememoração e na incapacidade de reproduzir esses momentos felizes.

Fora isso, outras experiências de perda, como um término de relacionamento, também costumam afetar significativamente o nosso psicológico durante o período de festas, provocando a Tristeza de Fim de Ano

Solidão

Por fim, não há dúvidas que esses sentimentos acabam sendo mais expressivos para indivíduos que se encontram afastados de sua família e amigos.

Esse isolamento acaba agravando a sensação de solidão e até mesmo sintomas de Depressão.

Outras vezes, esses indivíduos mais solitários se vêem nessa posição por conflitos familiares, o que agrava ainda mais a sensação de tristeza.

Muitas vezes, para encarar a solidão, é preciso se abrir e buscar pelo auxílio de outros. 

Por isso, a seguir, vamos adentrar na seção do artigo vamos abordar como pedir essa ajuda para aprender a lidar com a tristeza de fim de ano.

Aprenda a lidar com a Tristeza de Fim de Ano

A forma de lidar com a Tristeza de Fim de Ano irá depender da causa que a provocou.

Muitas vezes, quando falamos de fatores como o luto, é perfeitamente normal que isso cause certo sofrimento ou dor, levando certo tempo até que haja uma verdadeira “cicatrização”.

Agora, quando essa angústia vem especialmente atrelada ao transtorno da Ansiedade, como é o caso da autocobrança exagerada ou de idealizações que geram crenças irracionais, recomenda-se a procura por ajuda profissional para reverter esse quadro que pode vir a se desenvolver em uma Depressão.  

Buscando a ajuda de um profissional

A ajuda de um psicólogo﹘especialmente um que trabalhe a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)﹘pode ser extremamente valiosa para superar de uma vez esse sentimento de tristeza que sentimos sempre que o fim do ano se aproxima.

Com as estratégias da psicoterapia, muitos dos gatilhos que provocam essa angústia podem ser trabalhados ao longo do ano como um todo, sem deixar que os pensamentos desagradáveis venham à tona em um período que deveria ser festivo.

Permita-se estar um pouco mais melancólico neste fim de ano, mas nunca deixe que esses sentimentos lhe impeçam de aproveitar bons momentos ou lhe tirem os prazeres da vida.

Por Shirley Miguel