Rua Dr. Pelágio Lobo, 142, Sala 07, Guanabara, Campinas/SP 19 99920-3455

News Details

  • Home
  • Transição de carreira: se permita encontrar novos propósitos

Transição de carreira: se permita encontrar novos propósitos

Muitas pessoas resolvem mudar de profissão ao longo da vida – e não há nada de errado nisso. Provavelmente, você conhece alguém que fez a transição de carreira em algum momento da vida ou então, quem sabe, você mesmo está passando por essa situação. 

Porém, esse momento pode trazer algumas dúvidas e inseguranças, sendo necessário um planejamento estratégico antes de se tomar qualquer atitude. 

No artigo de hoje, falaremos sobre o processo de transição de carreira e como navegar sobre as angústias e medos que afloram no indivíduo.

Portanto, se você está passando por essa fase e quer saber qual a melhor forma de agir, continue a leitura a seguir. 

O que é transição de carreira?

Transição de carreira é, como o próprio nome diz, transitar de uma carreira para outra. Pode ser de profissão ou mesmo de estilo de vida. As possibilidades são inúmeras e o objetivo é se realizar profissionalmente e também pessoalmente.

Felizmente, com as mudanças da sociedade e o avanço da internet, muitas possibilidades surgiram e também novas áreas de atuação – o que fez muitas pessoas originalmente formadas em determinado curso optarem por atuar em outras áreas. 

Ao contrário do que muitos pensam, fazer transição de carreira é algo perfeitamente normal, que pode acontecer com qualquer pessoa em diversas fases da vida. 

E os motivos são vários! Seja por falta de oportunidades, por não se sentir valorizado, por não se identificar mais com a área escolhida ou simplesmente por querer uma nova rotina. A verdade é que esses motivos não devem ser ignorados, mas sim sentidos e avaliados com a razão – e também com o coração. 

Mas, afinal, como decidir qual o melhor passo a se tomar? Confira a seguir como executar um plano de ação concreto para fazer uma transição de carreira segura. 

Como fazer a transição de carreira? As melhores dicas

É fundamental elaborar uma estratégia para passar por essa nova fase da vida de forma mais segura e tranquila, sem surpresas desagradáveis ou problemas financeiros. 

Veja algumas dicas:

Entenda porque você está insatisfeito com a área atual:

Primeiramente, busque entender se realmente está na hora de mudar e porquê. Para isso, tenha um momento de reflexão consigo mesmo, busque se autoconhecer. Acredite, o autoconhecimento faz toda a diferença nessas horas!

Ele é fundamental para entender quais são as motivações para tal mudança: insatisfações, desejos de recomeçar em uma nova área, necessidade de um maior retorno financeiro, etc. 

Faça uma lista com todos os fatores, listando os prós e contras e entenda quais são as motivações para seguir uma nova área. Coloque tudo na balança!

Essa simples atitude fará com que você visualize melhor o que espera de seu futuro e tenha a coragem necessária para deixar o atual trabalho.

2) Cerque-se de pessoas de confiança:

Em segundo lugar, cerque-se de pessoas de confiança. Ou seja, comunique para seus amigos mais próximos e familiares a sua decisão, afinal uma rede de suporte é fundamental nesse momento e eles podem te ajudar com inspirações. 

Além disso, ter contatos que fortalecem o networking faz com que a vida profissional tenha mais oportunidades, além de apoio para seguir seus sonhos.

 3) Pesquise sobre a sua nova área de interesse:

Ter confiança é fundamental para mudar de carreira. Por isso, investigue a fundo sobre a nova área que você pretende seguir. 

Para isso, busque analisar o mercado de trabalho nesse novo setor; quais oportunidades de emprego estão em alta; qual a demanda de profissionais, concorrência e crescimento no país, etc.

Também veja todas as possibilidades de atuação, os locais de trabalho e considere também as competências necessárias para essa nova carreira. 

Analise também o retorno financeiro, isto é, a remuneração e os benefícios.

4) Planeje-se financeiramente:

Se planejar financeiramente irá te ajudar a alcançar objetivos maiores na vida, inclusive nesse período transitório. 

Durante essa fase, é essencial ter uma boa reserva financeira para se manter até que o novo trabalho dê frutos e se alcance a estabilidade novamente. 

Planeje também quanto tempo será preciso até que você tenha uma remuneração satisfatória, então veja como se preparar para manter o mesmo estilo de vida. 

Ter um planejamento financeiro é um dos mais importantes passos durante essa transição, sendo necessário para evitar diversos problemas, como: dívidas, prejuízos na carreira, retorno ao antigo trabalho, desistência dos objetivos, etc. 

5) Saiba qual a formação e habilidades necessárias na nova área:

Independente da profissão que escolher, saiba que toda área necessita de constantes estudos e atualizações. Portanto, faça uma pesquisa detalhada sobre a carreira que deseja seguir, quais cursos e especializações ele exige e mantenha-se em constante desenvolvimento. 

Algumas áreas necessitam apenas de um curso livre e portfólio para começar a atuar, outras já exigem graduação e mesmo uma pós-graduação. 

Então faça uma lista das qualificações que essa área exige, além de organizar sua rotina para conseguir conciliar essa etapa sem se prejudicar. Afinal, manter-se atualizado é imprescindível para se realocar no mercado de trabalho. 

6) Monte um novo currículo:

Da mesma forma, ter um bom currículo neste momento também é essencial, já que as empresas necessitam saber quais são seus interesses e objetivos nessa nova profissão. 

Em seu currículo, busque destacar suas maiores habilidades, competências e qualidades, além de cursos que você já realizou relacionados à nova área – eles irão demonstrar seu interesse aos olhos do gestor. 

7) Faça entrevistas:

Para manter-se visto como profissional, faça entrevistas constantemente, já que passar por esse processo é um dos maiores desafios na busca por um novo emprego. 

Portanto, participe de diversos processos seletivos (mesmo que a vaga não seja completamente o que você está buscando) até encontrar uma nova oportunidade. 

Além disso, fazer entrevistas fará com que você ganhe cada vez mais experiências, e essa bagagem será muito útil na hora de se preparar para uma entrevista maior e mais importante. 

Deixe claro o seu desejo e interesse na vaga e na profissão para qual está migrando, além disso destaque suas habilidades e os aprendizados que teve com as experiências da profissão anterior.

Como você pôde ver ao longo dessas dicas, um plano de ação é essencial para tornar você mais confiante durante essa mudança – tornando o processo mais prazeroso e tranquilo. 

Mas, se você está precisando de uma ajuda extra, saiba que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma ótima aliada nesse momento.

A seguir, veremos quais são os benefícios do tratamento a partir da TCC e como ela pode auxiliar o indivíduo a lidar melhor com o processo de transição.

Como a TCC pode auxiliar no processo de transição de carreira?

Afinal de contas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a lidar com esse desafio?

O objetivo da psicoterapia é ajudar a pessoa a lidar com suas questões internas e da sua vida. Portanto, nesse momento de transição de carreira em que é preciso estruturar com cuidado os planos futuros, metas e objetivos, o papel de um psicólogo pode ser muito importante. 

Além disso, o psicólogo irá trabalhar a questão do autoconhecimento que é fundamental no momento de tomar essa decisão ou muitas outras.

Portanto, se você pretende encontrar novas oportunidades de emprego em uma nova área, busque encontrar um profissional capacitado, pois as sessões são muito úteis para trazer uma nova perspectiva ao paciente. 

Outros pontos que também são trabalhados na psicoterapia são as dificuldades, inseguranças, habilidades e interesses da pessoa. 

Independente disso, a Terapia Cognitivo-Comportamental é altamente recomendada, já que tem o poder de ajudar em diversas questões, além de ajudar a entender quais mudanças realmente são necessárias ou não – e como vivenciá-las. 

Conclusão

Por fim, sabemos que mudar de carreira pode ser algo difícil, com muitos desafios e questionamentos

Porém, se após uma profunda análise, você perceber que é isso mesmo que deseja, vá em frente. Busque viver essa fase com coragem, ânimo e resignação.

Se organize, siga as dicas mencionadas acima e vá atrás de novas oportunidades. E não deixe de fazer psicoterapia, que pode te ajudar nesse processo, trazendo mais foco e também engajamento nesse período.

Afinal, investir em autoconhecimento e na sua saúde mental traz um grande bem-estar, além de qualidade de vida e novas percepções de mundo.

Por Shirley Miguel