Rua Dr. Pelágio Lobo, 142, Sala 07, Guanabara, Campinas/SP 19 99920-3455

News Details

  • Home
  • Polaridade feminina: aceitando a feminilidade como força
15 de março de 2023 Global Project 0 Comentários

Polaridade feminina: aceitando a feminilidade como força

No artigo de hoje, vamos falar sobre um assunto que está em alta nos dias atuais: Polaridade Feminina x Masculina

Já ouviu falar nesses conceitos? Para entender melhor a ideia de polaridade, vamos primeiramente entender o que são as energias Yin e Yang. 

A teoria do Yin e Yang: a dualidade do equilíbrio

Provavelmente, você já viu o clássico símbolo do Yin e Yang, com uma onda central que divide o círculo. Esse símbolo nos lembra que a vida não é estática, mas sim composta por duas forças opostas que, unificadas em harmonia, favorecem o movimento – e, por sua vez, a mudança.

Assim, enquanto o Yin simboliza o sombrio, a água, o intuitivo, a capacidade de nutrir a vida e o feminino, o Yang constitui o ímpeto, o luminoso, a expansão, o fogo e a masculinidade. 

A filosofia do Yin Yang inspirou o renomado psicanalista Carl Jung em seu método, especialmente no que diz respeito às polaridades masculina e feminina na natureza do ser humano. 

Segundo ele, os homens costumam pensar e julgarem-se apenas como homens e as mulheres pensam e agem apenas como mulheres, mas os fatos psicológicos mostram que todos nós, seres humanos, temos presentes em nossa personalidade ambos os aspectos bem definidos

Ou seja, segundo essa teoria, dentro de cada homem existe o reflexo de uma mulher, e dentro de toda mulher existe o reflexo de um homem

Para Jung, o funcionamento da psique se origina da tensão entre os opostos (masculino e feminino), sendo que essa dualidade é a condição para que haja crescimento e amadurecimento

Trazendo para a sociedade atual, podemos notar uma prevalência na força Yang, onde valorizamos o racional acima do emocional. Nesse sentido, enfatizamos a força, o dinamismo e o senso de dominação que muitas vezes enquadra as sociedades patriarcais.

Logo, acabamos deixando de cuidar da outra visão, mais sensível e capaz de ver a realidade como uma continuidade, e não como um jogo de forças onde um sempre deve prevalecer sobre o outro.

Polaridade feminina: quais as características desse polo?

A polaridade feminina em nós é aquela que tem contato com as emoções. É ele que nutre, acolhe, doa e cuida. Quando ouvimos nossa intuição, por exemplo, estamos em contato com esse lado. É com ele que seguimos na vida aceitando os fins de determinados ciclos e recomeçando com novos ciclos, que fazem parte dos nossos aprendizados. 

Do mesmo modo, também está presente quando nos entregamos para a vida e deixamos ela fluir, porque confiamos nela. Ou seja, é através do princípio feminino que acessamos a nossa segurança, porque com ele sentimos que estamos amparados e que tudo irá passar. 

E quais são as características da polaridade masculina?

A polaridade masculina está presente em nossos aspectos lógicos e racionais. Com ele, nos tornamos independentes, mais agressivos, competitivos e tomadores de decisões. 

Da mesma forma, o masculino disponibiliza para nós qualidades de líderes, ou seja, com ele nos tornamos uma autoridade. É dele a responsabilidade pelo prover. 

Além disso, é ele que usamos quando queremos separar o bem do mal, o certo do errado, o permitido do proibido. É dele a lei, a disciplina e a ordem. É ele que coloca limites para nós mesmos e para o outro. 

Quais são os sintomas da mulher com a polaridade feminina em desequilíbrio?

Se por um lado, a mulher de hoje é eficiente, motivada e tem como ideal atingir metas e alcançar sucesso (princípios do masculino), ao mesmo tempo nunca esteve tão distante da sabedoria da natureza e dos seus instintos femininos. Esse erro é fatal para qualquer mulher

Nos dias atuais, parece cada vez mais difícil para a mulher ter esse lado mais fluido, que transmite a alegria de viver, fé, confiança na vida e no imponderável… (princípios do feminino). 

Quando a mulher moderna encontra-se com o seu lado feminino desequilibrado, pode sentir diversos sintomas, como a dificuldade de entrar em contato e expressar seus sentimentos e emoções reais e íntimos. Também não pede ajuda e nem se permite receber, podendo até se incomodar ou se ofender por alguém querer ajudar. 

Por fim, não consegue se deixar pausar porque só pensa em tudo que há pra fazer, afinal a lista do que precisamos resolver é infinita. O excesso do que chamamos de polaridade masculina leva ao stress e a agitação, que pode se desenvolver em um ciclo contínuo. 

É possível se equilibrar entre as polaridades Masculino x Feminino?

Todos nós, homens e mulheres, temos as duas energias – e elas precisam estar equilibradas. 

As consequências da supervalorização do masculino ao longo dos séculos superaram as questões individuais.

Atualmente, vivemos em uma sociedade com dinâmicas insensíveis – muitas vezes cruéis –, desiguais, violentas e distantes da espiritualidade. 

Para que possamos seguir um caminho diferente, é importante que busquemos o equilíbrio entre essas duas forças, ou seja, a harmonia

Por esse motivo, algumas das qualidades relacionadas à energia feminina estão sendo muito exaltadas nos últimos anos, como a empatia, o afeto, o acolhimento e a vulnerabilidade

Essas qualidades devem ser exercitadas para que as pessoas, bem como toda a sociedade da qual elas fazem parte, possam curar suas dores e criar um mundo melhor para as próximas gerações. 

A seguir, confira o melhor caminho para restaurar esse equilíbrio.

Como podemos equilibrar, harmonizar esses polos em nós e mantê-los saudáveis?

Primeiramente, para equilibrar os dois polos é fundamental que a mulher volte para o seu interior, se observe em determinadas situações e veja como reage a elas. 

Nesse caso, perceba se você é mais decidida, impulsiva, empreendedora ou, por outro lado, dependente, com mudanças bruscas de humor, explosões emocionais, depressão… Em ambos os casos, os aspectos estão em desequilíbrio e as relações afetivas serão bastante afetadas. 

Por isso, tornar-se consciente disso é poder ter a chance de se tornar receptivo (polaridade feminina) às ideias empreendedoras do seu lado masculino. 

Acontece que, na sociedade atual, a mulher moderna possui dificuldade em aceitar sua feminilidade como força, acreditando na verdade ser fraqueza. Porém, ela deve aceitar esse lado feminino, que é muito importante para esse equilíbrio. 

Por exemplo, se você sempre tenta impor sua vontade (polaridade masculina), é muito importante que você possa acessar a segurança do seu lado feminino. Do mesmo modo, se você percebe que é muito crítico, seria muito bom que buscasse se aceitar mais, acessando assim o potencial da polaridade feminina

Abaixo, veja como entrar em contato com o seu lado feminino.

Como restaurar o equilíbrio e se reconectar com o polo feminino

A energia feminina está associada a qualidades como empatia, gentileza, inclusão, nutrição, criatividade, intuição, confiança, vulnerabilidade e harmonia. 

É no equilíbrio entre elas e as características masculinas (presentes em homens e mulheres) que restauramos nossa força. Mas como é possível equilibrar, ou seja, como é possível se reconectar com a energia feminina? 

No caso das mulheres, esse equilíbrio exige um passo anterior: a reconexão com o feminino que foi deixado de lado. Dessa forma, é fundamental que as características femininas sejam resgatadas e cultivadas com cuidado e paciência. 

É uma jornada individual, mas também coletiva. Afinal, é na presença e no acolhimento de outras mulheres que nos identificamos e crescemos. Por isso, é importante acolher outras mulheres e unir forças, não estimulando a competitividade entre si. 

Polaridade Feminina X Masculina: um sem o outro perde a sua função.

Em suma, é preciso que exista o equilíbrio entre estas duas energias, que são polos primordiais e complementares na natureza. São polaridades contrárias, porém complementares, que vão possibilitar aos seres humanos viver com totalidade as experiências da vida. 

Portanto, para manter a saúde da nossa psique, é fundamental que possamos perceber o papel da complementaridade entre as dimensões masculina e feminina. E também para que tenhamos consciência do aspecto em nós que está sendo mais expresso em detrimento do que está em desuso. 

No processo de autoconhecimento, é muito importante que possamos reconhecer em nós o aspecto da nossa personalidade que fazemos maior uso para que possamos trazer à tona as características negligenciadas ou desconhecidas por nós. 

Por exemplo, quando somos muito passivos(as), estamos precisando da ajuda do nosso aspecto masculino. Ou, quando buscamos ter demasiado controle e estamos muito convictos das nossas opiniões, é hora de acessar nosso potencial feminino. 

Seja como for, o maior desafio para todos nós é o de tornar a relação entre os opostos cada vez mais próximos de uma unidade harmoniosa, em equilíbrio.

Por Shirley Miguel