Rua Dr. Pelágio Lobo, 142, Sala 07, Guanabara, Campinas/SP 19 99920-3455

News Details

  • Home
  • A DECISÃO DE MORAR FORA DO BRASIL
a decisão de morar fora do Brasil
31 de março de 2022 Global Project 0 Comentários

A DECISÃO DE MORAR FORA DO BRASIL

A decisão de morar fora do Brasil costuma ser difícil, pois existem várias coisas para considerar, mas tem um fator que fala mais alto: o sonho. Apesar dos variados motivos que levam à essa decisão, na maioria das vezes, há um sonho como motivador principal.

Geralmente, os motivos para uma mudança de país são: melhor qualidade de vida, mais sensação de segurança. Além disso, fazer a vida financeira dar uma guinada, vivenciar novas culturas e a possibilidade de estudar são outros fatores que motivam a escolha pela mudança.

No entanto, dependendo da fase de vida que a pessoa está, realizar esse sonho pode ser mais ou menos fácil. É comum adolescentes e jovens iniciarem ou terminarem o ensino médio e a faculdade no exterior. Inclusive, algumas pessoas vão para estudar outra língua por um tempo determinado, geralmente apoiados pela família.

Contudo, tem aqueles que vão para ficar um tempo maior, trabalhar, guardar dinheiro e, muitas vezes, deixando a família no Brasil. Neste caso, eles acabam vendendo tudo que conseguiram na vida para ter o dinheiro necessário para investir nesse sonho.

Morar fora do Brasil: chegando ao destino

Ao chegar ao destino, todos precisam lidar com os desafios que aparecem, mas, como estão vivenciando a adrenalina inicial, não costumam sentir muito esse impacto. Porém, é claro que isso depende das expectativas e do temperamento de cada um.

Como passar do tempo, é comum que a saudade aperte, a solidão apareça e que o medo e ansiedade se apresentem. Neste momento, é preciso cuidar do coração e da mente, além do processo de adaptação necessário.

Por fim, é fato de que as pessoas se relacionam de forma diferente em cada cultura. A comida, os hábitos, a rotina de um novo país são fatores que causam estranhamento. Além disso, existe a barreira da língua, muitas vezes falada, mas carente de fluência. Isso pode vir a se tornar causas de angústia e ansiedade.

No mais, algumas pessoas relatam sentirem um certo preconceito dos nativos, uma sensação de não pertencimento. Portanto, isso acaba fazendo com que a aproximação só ocorra com outros estrangeiros, com quem sentem mais acolhimento.

Dificuldades na adaptação

A adaptação para quem mora fora do Brasil é diária e alguns não conseguem lidar sozinhos com tudo isso e precisam de ajuda. Ajuda profissional. Alguém para falar dos seus sentimentos, pensamentos e para trabalhar suas próprias crenças limitantes. E, neste momento, o profissional mais indicado é o psicólogo.

Mulher chegando ao aeroporto de destino após decidir morar fora do brasil

A terapia online é sua principal aliada ao morar fora do Brasil

A terapia online é uma ferramenta muito importante para esse processo de mudança de país. O trabalho do psicólogo para essas pessoas é feito totalmente online através de videochamadas ao vivo.

Pode ter um número de sessões pré-determinado ou não, dando suporte psicológico, promovendo autoconhecimento, fortalecendo autoconfiança e trabalhando estratégias para lidar com os desafios que se apresentam.

Geralmente, a escolha é por um psicólogo brasileiro, pois a língua e a cultura maternas são fatores determinantes para que essa experiência seja positiva, reafirmando as origens e a capacidade de adaptação da pessoa. Enfim, isso é essencial para que a pessoa não adoeça e possa aproveitar cada momento desse sonho, mesmo os momentos mais desafiantes.

Por Shirley Miguel