O Coaching é um processo de aceleração de resultados que envolve aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, pois leva o cliente a buscar novas visões e alternativas que ampliem suas realizações e conquistas. No Coaching o coach é o facilitador do processo, aquele que apoia/assessora e o coachee é o cliente do processo, o responsável pelo alcance dos seus objetivos.
O Coaching não é terapia, ou seja, não é um processo para se trabalhar questões emocionais complexas; o Coaching não é um processo de aprendizagem de conteúdos conceituais, mas a mobilização dos recursos internos dos coachees no alcance de suas metas.
As técnicas e ferramentas utilizadas são as mais diversas e são aplicadas de forma exclusiva pelo coach de acordo com as necessidades de cada coachee/cliente no alcance de seus resultados. O processo envolve uma metodologia testada, baseada no pensamento sistêmico e na modelagem comportamental, e, ainda podemos destacar conceitos de diversas abordagens psicológicas e outros conhecimentos científicos, como: Psicologia Positiva, Programação Neurolinguística e Terapia Cognitiva-Comportamental.
O processo de Coaching pode ser voltado para objetivos pessoais, sendo o Coaching de Vida; ou pode ser voltado para objetivos profissionais, sendo o Coaching de Carreira.
Os principais objetivos do Coaching são:
- Definição de metas e estratégias;
- Conscientização de si, dos outros e do ambiente;
- Descoberta pessoal de pontes fortes e limitações;
- Responsabilidade pela própria vida e pelas mudanças desejadas;
- Disciplina e Foco;
- Maximização de desempenho;
- Enfrentamento de novos desafios;
- Desenvolvimento de novas competências;
- Definição de tarefas e planos de ação;
- Alavanque de resultados.
O atendimento é realizado com adultos e tem duração entre 8 a 12 sessões individuais, pode ser presencial ou online.