Saúde Mental

Melancolia

Quem nunca se sentiu melancólico, bucólico em um dia, literalmente, nublado ou quando as circunstâncias estão nubladas e estamos passando por perdas significativas na vida? Em países muitos frios ou constantemente nublados existe até uma estatística do número de pessoas com depressão. Já discuti isso no meu artigo ‘Depressão no Inverno?’.

Consumista ou Acumulador?

Boa pergunta! Principalmente para quem chegou a pensar em como começa a trajetória de um acumulador, daqueles que vemos na TV e nos chocam com a quantidade de itens e lixo acumulados e o sofrimento envolvido, beirando a irracionalidade.

Ninguém começa a ser acumulador do dia para a noite. É uma construção que começa sutilmente, com pequenos consumos e vai até o absurdo de incomodar os vizinhos com a quantidade e qualidade do que é acumulado. No início, um pedido de ajuda silencioso, ao final um grito desesperado.

Marcas

Um dia desses dias estava envernizando uma mesa de madeira antiga em casa e comecei a reparar em um fenômeno interessante. À medida que envernizava pude perceber as marcas dessa mesa, os vincos, os pequenos “defeitinhos” e ela ía ficando cada vez mais bonita. As marcas de uso, do tempo e até de envelhecimento, a faziam única.

Páginas