Um brinde à vida: educando para a comunidade: alcoolismo e dependência química

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é considerado parte do Programa Saúde da Família, desenvolvendo atividades de prevenção e promoção de saúde e contribuindo para significativas mudanças junto à população em relação aos cuidados com a saúde. A questão do alcoolismo constitui-se atualmente como um grave problema de saúde pública mundial, acarretando prejuízos sobre o convívio familiar, a comunidade e próprio usuário.

Este projeto está sendo desenvolvido por estagiárias de Psicologia Comunitária da Universidade São Francisco, com o objetivo de informar e sensibilizar os agentes comunitários de saúde para executar trabalhos de prevenção e promoção de saúde, em especial sobre o alcoolismo, fortalecendo a ligação entre serviços de saúde e comunidade. Neste trabalho participaram 12 agentes comunitários de saúde, pertencentes a um Centro de Saúde da região de Campinas.

Efetuamos uma coleta de dados sobre alcoolismo através de questionários, sendo o trabalho dividido em três módulos contendo oficinas de sensibilização e atividades educativas sobre a questão do alcoolismo. Esperou-se tornar esses profissionais agentes multiplicadores dentro de cada equipe no Centro de Saúde, contribuindo para uma melhoria dos serviços prestados à população assistida.

Leia o artigo completo.