Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) integra técnicas e conceitos vindos de várias abordagens psicológicas e trabalha com a reeducação de pensamentos e de crenças irracionais. Dentre as abordagens mais utilizadas está a Terapia Racional-Emotiva-Comportamental (TREC), de Albert Ellis.

A TREC baseia-se na suposição de que os seres humanos nascem com um potencial tanto para o pensamento racional como para o pensamento irracional, contudo, não precisam resignar-se a serem vítimas desse condicionamento, pois dispõem de recursos próprios ainda não acessados para atualizarem seu potencial e podem mudar seu destino pessoal e social.

Na terapia há ênfase na compreensão da relação entre nossos pensamentos e crenças com sentimentos, sensações e a forma como reagimos.

Diversos estudos comprovaram a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento de transtornos. Destacam-se: Depressão, Ansiedade, Burn out, Fobias, Estresse, Transtorno do Pânico, Transtorno Alimentares, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Também é uma terapia que trabalha muito bem dificuldades em relacionamentos pessoais e profissionais, no trabalho e em diversos contextos da vida, pois trabalha autoconhecimento, treino assertivo/Habilidades Sociais, resolução de problemas e tomada de decisão, autocontrole das emoções/raiva.

O atendimento é realizado com adultos (maiores de 18 anos) em sessões individuais, ou seja, Psicoterapia Individual.