Sim, eu gosto de viver e você?

Quando li a frase do Arnaldo Jabor “A vida gosta de quem gosta dela”, não a tirei mais da minha cabeça e comecei a me questionar: o que é gostar da vida? Já não gosto da vida? Tem alguém que não gosta da vida? Pensei, pensei, e claro, quem procura respostas encontra no mínimo mais perguntas e quem sabe algumas hipóteses.

Pensando bem, nem todo mundo gosta da vida e mesmo quem gosta, às vezes enjoa. Viver não é como um livro que já está escrito, é como escrever um, é ter páginas em branco e viver o inesperado e isso assusta. Fácil é viver quando o que planejamos ocorre exatamente do jeito que queríamos ou quando não temos complicações, quando está tudo sob controle (se é que existe isso), mas facilidade nunca foi sinônimo de vida.

Vida é sentir, quanto mais vivos mais sentimos; vida é desejar, quanto mais vivemos mais desejamos; vida é mudança, quanto mais vivemos mais mudamos. Sabe a única certeza que temos nessa vida? É que um dia não estaremos mais aqui para vivê-la e temos tanta coisa legal pra viver ainda.

Coisas simples: tomar um sorvete num dia de calor, ligar para aquela pessoa especial, dar uma caminhada no parque, brincar com nosso cachorro, dar um beijo na nossa mãe/filho, tomar um café da manhã reforçado, dormir até mais tarde, ver nosso programa de TV favorito, etc. E coisas nem tão simples: pedir perdão a quem magoamos e perdoar quem nos machucou, chorar e nos despedir do nosso passado, nos livrar das nossas justificativas, ficar ao lado de quem amamos quando precisam de nós, nos enxergamos como somos e ainda assim nos amarmos...

Pergunte a si mesmo: Qual a pior coisa que pode me acontecer se eu começar a gostar da vida? E quem sabe passe a gostar de viver com tudo que a vida tem de bom e de ruim, pois problemas, envelhecimento, catástrofes naturais, perdas, acidentes, enfermidades são questões inerentes ao ser humano no mundo que conhecemos e não nos impedm de viver e ser feliz, mesmo que por um pouco de tempo a gente se entristeça.

Lembre-se: "O choro pode durar por uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30:5)

Invista em você!