Psicoterapia

A psicoterapia é um processo para o tratamento e/ou prevenção de manifestações psicológicas e físicas do sofrimento humano, promovendo mudanças de comportamento, adaptação ao meio ambiente e autoconhecimento. É realizada por especialistas, geralmente psicólogos clínicos.

As pessoas se beneficiam de um processo de psicoterapia, tanto ao procurarem para tratamento de psicopatologias (depressão, ansiedade, fobias, transtornos, etc) como para enfrentamento de momentos de crises em suas vidas (perdas, dificuldades de relacionamentos, dificuldades no trabalho, dificuldades com autocontrole, etc). E há ainda aqueles que procuram a psicoterapia como recurso para maior autoconhecimento, visando a compreensão de suas características, potenciais e limites, o que é muito positivo numa visão preventiva e promove autodesenvolvimento pessoal.

Existem vários referenciais teróricos utilizados na psicoterapia e geralmente o profissional se especializa em um, o qual utiliza primordialmente, o que não signfica que os outros referenciais são menos eficientes ou seus conceitos nunca são utilizados pelo profissional de um referencial específico. A escolha pelo referencial depende do perfil do profissional.

Principais Benefícios da Psicoterapia

* Acolhimento e suporte em momentos necessários de vida;
* Promoção de autoconhecimento;
* Promoção de qualidade de vida;
* Promoção da aceitação, o que promove as mudanças necessárias;
* Melhora da expressão de sentimentos e emoções;
* Melhora da comunicação e relacionamentos;
* Estratégias de enfrentamento de problemas, sintomas e patologias; 
* Descoberta de potencial de vida, de trabalho através da promoção da individualidade de cada um;
* Estimulo para tomada de decisões autônomas;
* Espaço reservado para falar de si, se ouvir e ser ouvido de forma neutra, sem julgamentos; etc

Cuidados na Escolha do Psicoterapeuta

Quando buscamos um profissional é sempre importante escolher alguém em quem podemos confiar para dividir nossas vidas por um tempo e nos ajudar no nosso processo de autodesenvolvimento. Algumas dicas importantes:

* O profissional precisa ter formação adequada e estar em dia com o Conselho Regional de Psicologia;
* É importante perguntar o referencial teórico do profissional e verificar se o trabalho está dentro do nosso perfil e do momento de vida que estamos;
* A primeira consulta é muito importante para conhecer o profissional, conversar sobre as expectativas e objetivos na terapia, e claro, negociar valores e horários. Isso não é possível de fazer com a secretária por telefone, pois ela não dispõe de todas as informações;
* Cuidado ao escolher profissionais muito generalistas, que se propõem a atender tudo e todos. Isso não é sinal de capacidade técnica, é sinal de falta de foco;
* Se possível, não escolha o profissional apenas por causa do preço (mais barato, mais caro, atende ou não convênio), não é isso que faz um profissional melhor ou pior.

Psicoterapia de Sucesso

É importante também saber que uma psicoterapia bem sucedida não é aquela que se propõe a resolver tudo da vida da pessoa, isso não é possível! É aquela que se propõe a capacitar a pessoa a enfrentar suas dificuldades, criar estratégias para resolver problemas e lidar melhor com sintomas, relacionamentos, se tornando responsável por si e pela sua própria vida. O paciente não é alguém passivo no processo terapêutico, mas é aquele que tem papel principal nas mudanças necessárias e desejadas. Por isso é importante que:

* Seja comprometido com seu horário e com o que foi combinado com seu terapeuta;
* Seja comprometido com sua mudança. Se prepare para suas sessões e coloque em prática aquilo que discute junto com seu terapeuta;
* Não tenha pressa para resultados imediatos. A mudança profunda precisa de tempo e de prática. 
* Saiba que sempre sair bem da sessão não significa que está funcionando. A psicoterapia tem o compromisso de promover um processo de consciência de si mesmo, por vezes dolorido, mas sem dúvida, libertador.