Espiritualidade e Sentido de Vida

A espiritualidade vai além de dogmas religiosos, mas inclui a busca humana em direção a um sentido, uma missão de vida, traz um sentido de pertencer a algo maior. A religião, muitas vezes, funciona como um caminho escolhido para exercitar a busca de sentido de vida, pois nos permite buscar experiências com aquilo que para nós é mistério, a exercer nossa fé, além da ciência.

Mesmo aqueles que não buscam uma religião de certa forma, praticam algum tipo de fé. Segundo Folwer (1992), essa fé sempre esteve e está presente, seja nas primeiras experiências de confiança (fé primitiva), no simbolismo de nossa imaginação (fé intuitiva), no pensamento lógico de causalidades (fé liberal), na busca de identidade (fé sintética), no senso de responsabilidade (fé reflexiva), nas múltiplas interpretações da realidade (fé conjuntiva) e na busca do sentido de união (fé universalista).

O interessante da espiritualidade é a constante reavaliação das nossas experiências e atitudes, é a compreensão das causas possíveis do que vivemos, encontrando sempre nossa responsabilidade, mas tendo consciência que tudo faz parte de algo maior do que nossa mente consegue compreender. Bom, trazendo essa discussão para uma visão mais pessoal do que didática, algumas perguntas emergem em minha mente:

Como vivemos nossa espiritualidade?
Já escolhemos algum caminho para buscar o sentido de nossa vida?
Acreditamos que fazemos parte de um todo interligado e com um propósito maior do que podemos imaginar?

Certamente tenho minhas crenças espirituais e religiosas e todos os dias lido com pessoas com diferentes convicções e até com pessoas que dizem não acreditar em nada, mas já percebi uma coisa bem interessante, comprovada por vários estudos científicos, faz uma enorme diferença investirmos em nossa vida espiritual e para mim que acredito em Deus, em manter uma relação próxima com Ele, pois isso se torna alimento para dias ruins e motivação para ótimos dias.

Não cometa o mesmo erro que há muito cometeram: separar corpo, mente e espírito, torne-se um ser integrado, descubra e usufrua do seu sentido de vida.

Invista em você!