Empresas

As empresas são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. À medida que as empresas vão crescendo maior se torna a complexidade dos recursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento, as mudanças se tornam cruciais para melhor adaptação ao mercado e a sociedade que pertencem, inclusive no investimento de seu maior recurso: pessoas.

Uma dos desafios da gestão de pessoas é fazer com que a pessoa certa ocupe o lugar certo nas organizações, o que contribui para que a empresa possa desfrutar de qualidade de recursos humanos e acaba interferindo em sua produtividade de forma positiva. Também deve se levar em consideração que as empresas e as pessoas que nela trabalham estão em constante mudança, podem modificar seus comportamentos, objetivos e desenvolver novas motivações à todo momento.

As necessidades humanas no trabalho podem resumir-se em reconhecimento, oportunidades de crescimento, desenvolvimento profissional, ser respeitado como ser humano e ter seus valores e objetivos valorizados, as recompensas morais e materiais que promovam sua sobrevivência e harmonia com a organização.

Portanto, a saúde emocional está diretamente ligada à qualidade de vida no trabalho, que se refere ao que ocorre em ambientes de trabalho ou na vida laboral das pessoas. Então, de acordo com o exposto acima podemos levantar três áreas de extrema importância para os Recursos Humanos de toda a empresa:

1. Recrutamento e Seleção de Pessoal: consiste em procedimentos que visam atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, através de sistemas de informação e fontes de captação dos Recursos Humanos adequados para o preenchimento de cada vaga em aberto e selecionar de acordo com os perfis de personalidade e das competências desejadas;

2. Treinamento & Desenvolvimento de Pessoal: tem como objetivo ensinar novas habilidades na prática profissional, sendo um “processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos” (Chiavenato, 1985.) O desenvolvimento consiste na preparação da pessoa para posições mais complexas em termos de abrangência ou para carreiras diversas;

3. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): é um conceito dinâmico que trata de motivações, expectativas, valores, respeito, ecologia, ergonomia, economia, saúde, administração, entre outros, que abrange tanto o coletivo e o multidisciplinar quanto o individual, sendo também contingencial em meio a tantas mudanças circunstanciais a que as pessoas e as organizações estão expostas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Qualidade de Vida refere-se ao modo como o indivíduo interage com o mundo externo, como é influenciado e como influencia, em cinco dimensões: saúde física, saúde psicológica, nível de independência, relações sociais, meio ambiente.

Para isso oferece-se o Plantão Psicológico que é um ótimo suporte emocional para os colaboradores e a Avaliação Psicológica específica para empresas.

Outros serviços na área da Psicologia e Desenvolvimento Humano, tais como os atendimentos de Coaching/Psicoterapia e/ou convênios e parcerias, também podem ser considerados de acordo com a demanda da empresa e a disponibilidade da profissional.